Como usar condicionais em Python

Leonardo Yada
Data Hackers
Published in
3 min readMay 2, 2021

--

Photo by AltumCode on Unsplash

O que são estruturas condicionais e para que servem?

A todo momento estamos tomando decisões. Levar ou não o guarda-chuva? Aceitar ou não um cafezinho após o almoço? Entrar ou não na piscina? Realizar um curso presencial ou remoto? Estudar Python ou R? E por aí vai…

Todas essas decisões são tomadas com base em critérios. Por exemplo, se observarmos pela manhã que a previsão para o dia é de chuva, provavelmente a decisão será levar o guarda-chuva. Se não tivermos boa conexão de internet em casa, realizaremos um curso presencial. Nestes casos, as condições para levar o guarda-chuva e para realizar um curso presencial são: previsão de chuva e ausência de conectividade.

Estas estruturas condicionais que criamos involuntariamente em nossa cabeça também podem ser replicadas para o mundo da programação. Por exemplo, só executo o comando X se a condição Y for atendida. Desta forma, é possível automatizar o processo de tomada de decisão.

Utilizando a expressão if

A principal estrutura para a aplicação de condicionais em Python é: “if…elif..else”.

O comando “if” permite que o programa tome uma decisão com base em determinada condição. Se ela for verdadeira, opta-se por um caminho, se for falsa, por outro. Veja um exemplo abaixo de utilização prática do comando “if”:

No caso, considere que se a variável “previsao_chuva” for igual a 1, a previsão é de chuva e, portanto, a decisão é levar o guarda-chuva. Assim que o código for executado, o Python irá verificar se a variável é igual a 1. Se sim, será exibida a frase “Devo levar o guarda-chuva”.

Por outro lado, se a condição não for atendida, ou seja, a variável “previsao_chuva” não for igual a 1, a frase “Devo levar o guarda-chuva” não será exibida, conforme exemplo abaixo:

Utilizando a expressão if-else

A expressão “if-else” adiciona mais uma etapa no processo de tomada de decisão. Neste caso, é possível incluir um comando caso a condição não seja atendida. No exemplo acima, poderemos dizer que se a previsão não for de chuva, o programa deverá imprimir a frase “Não devo levar o guarda-chuva”.

Note que agora o programa exibe uma frase se a condição (previsão de chuva) não for atendida.

Utilizando a expressão if-elif-else

Por fim, temos a expressão mais complexa dentre as apresentadas: “if-elif-else”. Nem todas as decisões que tomamos podem ser baseadas em uma ou duas condições, como o caso acima. Imagine agora que precisamos decidir se vamos aprender a tocar bateria, guitarra ou algum outro instrumento.

Considerando que esta decisão se baseia em nosso ídolo musical, podemos montar o código abaixo:

Veja que agora temos três condições: 1) meu ídolo é o baterista Neil Peart; 2) meu ídolo é o guitarrista Slash e 3) meu ídolo não é nenhum dos dois músicos mencionados. Assim, a inclusão do “elif” permite que eu inclua mais de duas condições para o processo de tomada de decisão.

Conclusão

Como foi possível perceber, as estruturas condicionais são ferramentas extremamente poderosas e úteis no dia-a-dia de qualquer cientista de dados, sobretudo para automatizar processos de decisão durante o desenvolvimento do programa.

--

--